Ao fim de quatro anos de vida comercial, a Peugeot prepara-se para lançar em Setembro um renovado Peugeot 308, que foi alvo de um facelift visual e que "carrega" algumas novidades no "interior", com principal destaque para a estreia de um motor diesel, de uma caixa automática de oito velocidades e de uma estreia de um filtro de partículas num motor a gasolina.
Na traseira, a grande alteração surge ao nível da assinatura luminosa, com as famosas "três garras" da Peugeot a estarem agora permanentemente acesas. Na berlina, destaca-se a máscara de faróis escurecida, que segundo a marca francesa ajudam a reforçar o dinamismo desta proposta.
Ainda assim, e apesar das alterações visuais, o comprimento e a largura da carroçaria não mudaram – 4,25 e 1,80 metros respectivamente, bem como as dimensões do habitáculo e da bagageira. O espaço de carga da versão berlina está fixado nos 420 litros e cresce até aos 620 litros na variante "carrinha".
No que à tecnologia e conectividade diz respeito, este 308 conta com as mais recentes novidades do catálogo da marca do grupo PSA. Destaca-se o ecrã táctil posicionado entre as saídas de climatização centrais e que serve de terminal de infoentretenimento. Recorde-se que este sistema conta com Wi-fi e está conectado ao TomTom Traffic, permitindo ainda o comando por voz, que permite fazer chamadas, enviar sms, sintonizar estações de rádio e inserir endereços no GPS.
No que às ajudas à condução diz respeito, destaca-se o Active Safety Brake, Distance Alert, Alerta Activo de Transposição Involuntária de Faixa, Sistema de Detecção de Fadiga, Reconhecimento dos Sinais de Velocidade e de Recomendação, Cruise Control Adaptativo, Sistema Activo de Vigilância de Ângulo Morto, Park Assist e o Visiopark 1, um sistema que proporciona uma visão 360 graus que o auxilia nas manobras de estacionamento.
Quanto às motorizações disponíveis, a oferta a gasolina é composta pelo 1.2 Puretech de 110 cv (combinado com uma caixa manual de cinco velocidades), 1.2 Puretech de 130 cv (caixa manual ou automática de seis velocidades) e os mais radicais 1.6 THP de 205 cv da versão GT (caixa manual de seis velocidades) e 1.6 THP de 270 cv da versão GTi (caixa manual de seis velocidades), sendo que este último só está disponível na variante berlina.
Tal como referimos acima, o novo Peugeot 308 está disponível nas variantes berlina e station wagon (SW) e tem estreia comercial marcada no próximo mês de Setembro.
A versão GTi do Peugeot 308 é a proposta mais radical deste modelo. Além das óbvias diferenças ao nível da potência, uma vez que esta versão é alimentada pelo bloco mais potente da gama, o THP de 170 cv de potência, as diferenças visuais são mais do que óbias e garantem exclusividade. Estamos a falar de uma altura ao solo reduzida em 11 milímetros, novas secções frontal e traseira, um volante desportivo e bacquets de competição com forte apoio lateral.
Esta proposta conta ainda com um diferencial de deslizamento limitado Torsen, discos de 380 mm com pinças pintadas em vermelho e com assinatura Peugeot Sport, pneus Michelin Pilot Super Sport e jantes de 19 polegadas. E claro, como não poderia deixar de ser, a já tradicional pintura bicolor também marca presença, com a nova combinação "Coupe Franche" que associa o azul Magentic ao preto perla Nera.
Peugeot 308 Berlina
Gasolina
1.2 Puretech 110 cv desde 23.000 €
1.2 Puretech 130 cv desde 25.050 €
1.6 THP 205 cv desde 34.290 €
1.6 THP 270 cv desde 42.050 €
Diesel
1.6 BlueHDi 100 cv desde 25.740 €
1.6 BlueHDi 120 cv desde 26.830 €
1.5 BlueHDi 130 cv (preço não disponível)
2.0 BlueHDi 150 cv desde 36.300 €
2.0 BlueHDi 180 cv desde 42.240 €
Peugeot 308 SW
Gasolina
1.2 Puretech 110 cv desde 23.950 €
1.2 Puretech 130 cv desde 26.290 €
1.6 THP 205 cv desde 35.450 €
Diesel
1.6 BlueHDi 100 cv desde 26.690 €
1.6 BlueHDi 120 cv desde 27.780 €
1.5 BlueHDi 130 cv (preço não disponível)
2.0 BlueHDi 150 cv desde 37.450 €
2.0 BlueHDi 180 cv desde 43.400 €